sábado, 22 de novembro de 2014

39 Anos do Apostolado da Oração da Capela do Sagrado Coração de Jesus Riacho da Cruz/RN

Nesta  última quinta-feira dia 21 de Novembro de 2014, foi realizada na capela  do Sagrado Coração de Jesus santa Missa comemorativa ao  Aniversário dos 39 anos do Apostolado da Oração, foi uma missa bastante  participativa celebrada  pelo  Padre  Erivon Maia, Logo após a missa houve a partilha do bolo onde todos os membros do apostolado como demais pastorais presentes confraternizaram um belo momento de união.










Conheça um pouco mais sobre o que é o Apostolado da Oração:
O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:
  • Participação vital no Mistério Eucarístico.
  • Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo.
  • Preocupação de sentir com a Igreja.
  • Assídua oração apostólica.
  • Amor e devoção a Nossa Senhora.

Assim como o mês de maio é dedicado a Maria o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo seu Coração
Os Compromissos do Apostolado da Oração
Os compromissos do A.O. é rezar todos os dias, o oferecimento do dia pelas intenções da igreja
Para esta pertença é preciso um tempo de preparação e de conhecimento para que a pessoa saiba e tome consciência do que esta assumindo. Esta pertença é para sempre. No dia de nossa consagração ao Sagrado coração de Jesus, recebemos indulgências, para isso é necessária confissão, comunhão, uma oração na intenção do papa e exclusão de todo apego ao pecado.
A indulgência pode ser plenária ou parcial. Para recebermos esta indulgência é necessário que estejamos em estado de graça.
Os membros do AO neste dia também recebem a fita, que é o sinal do sagrado coração, a cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós, a medalha tem o Sagrado Coração de Jesus de um lado e do outro Coração de Maria é para nos lembrar que temos pai e mãe que nos abençoa, o Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado venha a nós o vosso reino isso para lembrar a todo instante que estamos buscando esse reino por isso temos que usar a fita não como enfeite nem só para mostrar a que grupo pertencemos mas sim honrá-la como um sinal do amor de Cristo por nós e o nosso por ele.
O nosso dever de apostolas é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão, temos que caminhar juntos, para servir melhor temos que ter paciência com as pessoas principalmente com idosos e doentes, ser apostolas do coração de Jesus é o nosso jeito de ser igreja estar em união com o papa com nossos bispos e sacerdotes que são autoridade na igreja, devemos evitar o máximo criar conflitos e confusão na comunidade. Os membros do apostolado da oração têm dever de estar inserido nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com nossa oração sejamos o alicerce.
Todos os grupos precisam de oração para caminhar certo e assim também estaremos divulgando o sagrado coração de Jesus e espalhando o seu amor a todos e exercendo o ministério sacerdotal universal que recebemos em nosso batismo.
Primeiras Sextas-Feiras
A prática da comunhão nas Primeiras Sextas-Feiras tem sido promovida especialmente pelos membros do Apostolado da Oração.
Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas tratando-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja aceita-a e recomenda-a como sinal do nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja católica, ligada as doze promessas.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Terço do Homens de Riacho da Cruz na festa da Padroeira de Severiano Melo ( Nossa Senhora das Graças)

Conheça  um pouco  da  História  de  Nossa  Senhora  das  Graças
Ela é conhecida também como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, sua invocação está ligada a duas aparições para a Santa Catarina Labouré. A primeira acontece no dia 19 de julho, na festa de São Vicente de Paulo, quando a madre superiora de Catarina pregou sobre as virtudes deste santo.
Catarina orou fortemente ao santo para que ela pudesse ver Maria com seus próprios olhos e teve a certeza de que naquela mesma noite, suas preces seriam atendidas. Ela foi dormir e acordou no meio da noite com uma forte luz e uma voz que dizia:
“Irmã Labouré, vem à capela, Santa Maria te aguarda!”
Catarina respondeu: “Seremos descobertas!”.
A voz disse: “Não te preocupes, já é tarde, todos dormem…vem estou a tua espera.”
Catarina se dirigiu rapidamente à capela que estava aberta e toda iluminada, ela ajoelhou-se junto ao altar e logo viu a Virgem sentada na cadeira da madre superiora, rodeada por um esplendor de luz. A voz disse:
“A Santíssima Maria deseja falar-te”.
Catarina se ajoelhou aos pés da Virgem e Maria lhe disse:
“Deus deseja te encarregar de uma missão. Tu encontrarás oposição, mas não temas, terás a graça de poder fazer todo o necessário. Conta tudo a teu confessor. Os tempos estão difíceis para a França e para o mundo. Vai ao pé do altar, graças serão derramadas sobre todos, grandes e pequenos, e especialmente sobre os que as buscarem. Terás a proteção de Deus e de São Vicente, e meus olhos estarão sempre sobre ti. Haverá muitas perseguições, a cruz será tratada com desprezo, será derrubada e o sangue correrá”.
Depois de mais algumas palavras, a Virgem desapareceu e Catarina foi guiada pelo anjo para seu quarto.
Catarina continuou sua rotina e no dia 27 de novembro de 1830, ela estava na capela com as outras irmãs para as orações vespertinas, então viu a Virgem sobre um grande globo, com um globo menor nas mãos onde estava escrito a palavra “França”, ela explicou que o globo simbolizava o mundo todo, mas principalmente a França e o tempo seria difícil para os pobres e para os refugiados das guerras na época.
A visão mudou e Maria apareceu com os braços estendidos e dedos ornatos com anéis que irradiavam luz e com uma frase que dizia: “Oh, Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.”
E a Virgem disse: “Faz cunhar uma medalha onde apareça minha imagem como a vês agora. Todos os que a usarem receberão grandes graças”.
Catarina perguntou por que alguns anéis não irradiavam luz e soube que representavam as graças que não eram atendidas.
Maria mostrou como deveria ser o desenho a ser impresso na medalha, e a Virgem disse que ela procurasse a ajuda de seu confessor, Padre Jean Maria Aladel.
Catarina contou tudo ao padre, no começo ele na acreditou, mas depois de dois anos observando a índole de Catarina, dirigiu-se ao arcebispo, que mandou fazer a cunhagem de 2000 medalhas em 20 de junho de 1832.

Desde então, a devoção à medalha não parou de crescer. Catarina só divulgou as aparições, pouco depois da sua morte com a autorização de Maria.

Texto  retirado do  site:http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/historia-de-nossa-senhora-das-gracas/

Fotos da novena  noite do  Terço  dos  Homens, na  festa de  Nossa  Senhora  das  Graças em  Severiano  Melo. Grupos de  fé  e  oração  Terço  dos  Homens de Riacho  da  Cruz  esteve  presente  bem  como  vários  grupos de  cidades  circunvizinhas. 











 Capela  de Nossa  Senhora  das  Graças/ Severiano  Melo




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia 18 Renovação da Aliança

Dia 18 dia da Aliança de Amor
" Com a Mãe Peregrina, na Força do Espírito Santo , Rumo ao Novo Milênio ! "
Nosso amor e dedicação à querida Mãe de Deus, certamente, nos conduziu " a uma meta segura, não só em relação a seu Filho, mas, através de seu Filho, ela nos leva também ao Espírito Santo. Ela nos quer acompanhar para o interior de todo o organismo do mundo sobrenatural: Por Cristo, no Espírito Santo, ao Pai ! " (Movido pelo Espírito, Pe. Kentenich, pág. 32). Este caminho é uma lei no Reino de Deus. Assim como Deus veio até nós por Maria, ele quer que cheguemos a ele por meio de Maria. É para levar-nos a Deus que ela vem a nossa casa todos os meses. Ela traz Jesus em seus braços - o Filho de Deus, que ela concebeu por obra do Espírito Santo. Ela é quem abre o nosso coração, a nossa alma para o Espírito Santo derramar sua luz, seus dons. São Luís Grignion de Montfort diz: "Quando o Espírito Santo encontra Maria, sua Esposa, em uma alma, (...) Ele vem a essa alma com sua infinita riqueza". (Mov. pelo Esp., pág.40) E o Pe. José Kentenich complementa: "O Espírito Santo só quer atuar em profundidade nas almas em que encontra sua Esposa, unida inseparavelmente a ele. Por isso, se em mim ele não encontrar Maria, os traços de Maria, a atitude de Maria, a imagem da querida Mãe de Deus, não poderá realizar grandes coisas. "(idem) Nosso amor a Maria, nosso esforço para imitar suas virtudes nos tornam semelhantes a ela, nos torna receptíveis para a atuação do Espírito Santo. O dom do Temor de Deus. Este dom implica um amor intimo e pessoal a Deus, nosso Pai. E um amor que nos leva ao cuidado de não ofendê-lo, de não afastar-nos de sua presença. Quando amamos uma pessoa evitamos magoá-la e procuramos sempre causar-lhe alegria. Da mesma forma, se amamos o bom Deus como um Pai, se cremos que ele nos ama com amor terno , e misericordioso, conseqüentemente evitamos tudo o que possa ofendê-lo. É este o sentido do dom do Temor de Deus. Não se trata de medo, pelo contrário, trata-se de um amor tão elevado, que teme ofendê-lo. Por intercessão de Maria, peçamos ao Espírito Santo que nos conceda este dom tão necessário para em tudo podermos glorificar o Pai.

Oração para Renovar a Aliança de Amor

DIRIGENTE : Neste dia da Aliança de Amor, com nossa Mãe e Rainha, queremos agradecer a Deus pela atuação do Espírito Santo em nossas almas. Ele nos fortaleceu com seu amor, nos iluminou com sua luz divina, nos enriqueceu com seus dons.
TODOS : Colocamos nas mãos da Mãe celestial nossa gratidão, para que ela a leve a Deus Trino, pois acreditamos que foi ela quem preparou nosso coração para que o atuar do Espírito Santo fosse fecundo em nós.
DIRIGENTE : Como estavas entre os Apóstolos no Cenáculo, pedimos-te, querida Mãe de Deus, que permaneças entre nós, suplicando o Espírito Santo.
TODOS : Que ele venha a nós com seus dons e nos conceda especialmente o dom do Temor de Deus, para que o amemos de todo o coração, evitando tudo o que possa ofendê-lo.
DIRIGENTE : Celebrando a Aliança de Amor, recordamos a aliança que selamos com Deus no dia do nosso batismo, quando nos tornamos morada de Deus, templo do Espírito Santo. Quantas vezes não correspondemos a esta inestimável graça, esquecendo-nos da presença de Deus em nós.
TODOS : Querida Mãe, ajuda-nos a estar sempre conscientes de que somos habitação de Deus e instrumentos que colaboram contigo na evangelização de nossas famílias.
DIRIGENTE : Ao visitar os lares, queres partilhar conosco de todos os momentos alegres ou tristes, queres despertarem nós o verdadeiro Temor de Deus, para que ele seja mais amado e glorificado.
TODOS : Mãe e Rainha, queremos permanecer contigo numa contínua e profunda Aliança de Amor, para que as horas difíceis da vida não abalem nossa fidelidade ; para que, envoltos no teu amor, nos tornemos semelhantes a teu divino Filho e com ele glorifiquemos a Deus Pai.
DIRIGENTE : Em teu bondoso coração materno colocamos nossas contribuições ao Capital de Graças: as alegrias e os sofrimentos, as lutas e vitórias e tudo quanto pudemos realizar em boas obras, no decorrer do mês que passou. De modo especial, aceita, Mãe, nosso coração com seus anseios, cuidados e preocupações.
TODOS : Que tudo seja transformado em graças para as famílias e para tantas pessoas que vivem afastadas de Deus.
DIRIGENTE : Unidos a toda a Santa Igreja que se prepara para o novo milênio, sob o impulso do Espírito Santo, renovemos a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e, por ela, com o Deus Trino,

Rezando :Todos : Ó minha Senhora e minha Mãe! Eu me ofereço todo a vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
DIRIGENTE : Mãe, Rainha e vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt!
TODOS : Rogai por nós!
DIRIGENTE : Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!
TODOS : Protegei a nossa Pátria!
DIRIGENTE : Mãe, Rainha e vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt!
TODOS : Abençoai a todo o mundo!
Texto  retirado  do site:http://www.co2.com.br/mae-peregrina.htm







terça-feira, 18 de novembro de 2014

Grupo de Cânticos Homens do Terço na festa do Padroeiro de Severiano Melo/RN

O grupo Homens do Terço de Riacho da Cruz/RN fará animação durante a caminha em noite de novena dedicada ao Grupo de Oração Terço dos homens neste dia 20 de Novembro, festa do padroeiro da Cidade de Severiano Mello/RN. Venha participar  desse grande evento  religioso.

Em breve a programação da Festa.

Convite (Renovação da Aliança)

O  grupo de  Oração  do  Terço  dos  Homens  de Riacho  da Cruz, convida  todas as pastorais  e  a  comunidade  para  participar  logo mais as 19h00 da Novena de renovação da aliança Mãe Rainha, na Capela do Sagrado Coração de Jesus. Venha ser  mais  um que Maria  nos  mandou.

O  dia  da Aliança

Assim como Nossa Senhora de Fátima é lembrada no dia 13 de cada mês, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é celebrada em cada dia 18.  Deus escolhe o dia 18 de outubro de 1914 para a realização da Aliança de Amor, no Santuário de Schoenstatt, e a Fundação dessa Obra Internacional.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CONVITE 80 ANOS DA DIOCESE DE MOSSORÓ

A Diocese de Mossoró convida todos os fiéis para celebrar seus 80 anos de fundação. Neste Domingo, dia 16 de novembro, teremos um grande show religioso com Padre Nunes, a partir das 8h, no Ginásio Pedro Ciarlini. Logo após o show acontece a missa solene presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana e concelebrada por todo clero diocesano. Venha celebrar conosco os 80 anos da nossa Diocese. Você faz parte dessa história! 



BANDA ANJOS DE DEUS NO 1º ENCONTRO DIOCESANO DO TERÇO DOS HOMENS E RIACHO DA CRUZ, DIA 30 DE NOVEMBRO .

A banda ANJOS DE DEUS da  cidade de Taboleiro  Grande/RN Confirma  presença  no 1º Encontro Diocesano do  Grupo ¨Terço  dos  Homens que será realizado na cidade de Riacho da Cruz/RN neste próximo  dia 30 de Novembro,  a  mesma  tocará  a  missa  que  acontecerá  no  Ginásio de esportes. Confira  toda  a  programação do evento visitando a  página  deste  mesmo  blog clicando  no  Link: http://tercodoshomensderiachodacruzrn.blogspot.com.br/2014/11/convite-e-programacao-do-1-encontro.html


O terço em na sua casa (terço na casa do senhor Francisco Diassis "Chico de Veinha")

Nesta  última  quarta dia 12 de Outubro o grupo de oração do terço dos homens realizou  a  meditação do santo terço na residência do senhor  Francisco Diassis, popularmente  conhecido  por (Chico de Veinha).  Foi um  momento  de grande oração pelas graças alcançadas e também por se  tratar de uma data muito especial  para o senhor Chico, haja  vista que o mesmo estava fazendo aniversário, queremos  neste  momento  deixar  nossas  felicitações, Parabéns que tudo na sua vida aconteça no tempo de Deus pai, que cada vez  mais Mãe Rainha ilumine seus passos e que esta data se repita por vários  anos.
 Senhor Francisco Diassis (Chico de Veinha)